Skip navigation

Como os amigos blogueiros bem sabem (caso sejam assíduos na completa leitura do blog) leio 1984 de G. Orwell pela terceira vez. Não vou aqui falar do livro, não por não ter vontade… é que este é o tipo do livro que “só lendo”. Também não é pra me gabar que falo isso novamente… Eu estava aqui agora, diante do computador, dando um saque numas besteiras, quando olhei um pouco pro lado (sem um motivo especial) e vi bem grande o número “1984”. Imediatamente vieram à mente Kid Abelha, Legião Urbana, Camisa de Vênus, Iron Maiden, Judas Priest, Rock’n Rio, Armação Ilimitada, Balão Mágico, Tia Arilma, Clube do Mickey com Patricia Fofolete (por onde andas tu Paty?), e tantas outras coisas legais… Não é do meu feitio me sentir velho, mas quando olho pra trás sinto que perdi algumas coisas… e uma coisa é você perder um molho de chaves, uma caneta, um lápis, um livro… outra coisa é o cabra peder Patrícia Fofolete sexta de tarde. Nenhuma outra Patrícia será como a Fofolete, nem nenhum clube do Mickey será o mesmo. Naquela época eu não queria que o camundongo americano tomasse do chicote, como penso hoje. E tinha um carinho por Paty enorme… era um pouco diferente do caso de Simoni do Balão, que era paixão mesmo. Contudo, hoje sei que aquilo foi influência da mídia. Simoni não tinha tanto encanto, era até feinha, mas a desgraça da Globo fazia um mise-en-scène tão grande que a gurizada toda ficava louca e esquecia de ver a beleza onde ela realmente estava. Simoni estava no Rio, Patrícia Fofolete (que era bem lindinha… mesmo!!!!) estava em Salvador, no Canal 5, que retransmitia o SBT. Uma vez ela veio aqui na minha cidade com o Clube do Mickey para um show na praça e pude tocar a mão dela, pelo palco mesmo – meu pai me ergueu. Nunca vou me esquecer disso. É claro que à época não dei tanta importância, mas hoje penso em como são as coisas… Patrícia hoje deve ser uma mãe de família e certamente nem deve se lembrar mais dessa cidade cinza onde moro. O mundo pode ser triste, mas às vezes pode ser triste demais.

45 Comments

  1. Ainda vou ler o novo post, só apareci pra deixar esse link procê: http://papelpautado.wordpress.com/2007/06/01/40/

    Audrey + AC/DC!

  2. Pronto, já li!
    “e uma coisa é você perder um molho de chaves”

    Binho, você não via Chaves? rs
    Um dia desses me peguei sentindo saudade do meu tempo de guria… :/

  3. Guria? Tu é guria, pô!!!! Tá me chamando de velho, é????

  4. rs. Isso é briga de gente grande.
    Parabéns pelo blog Binho. Tá sendo bem visitado. Sorte aí.
    Asta la vista.

  5. É verdade Capitu, como disse a véa do cachimbo certa feita, enquanto mascava fumo sob a frondosa copa de um pé de fruta-pão: “Esse brog desse mininu inda vai brogá.”

  6. Senhoras e Senhores, moças e rapazes: Véio é ACM e quem gosta de tristeza é o Diabo (a recíproca também é verdadeira, ambos são uma coisa só)… Já coloquei vosso blog entre as minhas páginas prediletas, cara (você sabe, vai lá à “barra de tarefas” e dá um “clique” na guia de “favoritos”, seleciona o endereço correspondente, espera “carregar” e zás!! Um armazém de coisa massa pra se ler!!) O sucesso deste blog é porque aqui não aparece teu retrato, só tuas idéias… e nisso tu é bonito, veadagens à parte.
    Ah… Ta retado comigo é cara?! Vivi meus melhores anos nos anos 80 também, lembro que lá tinha Ploc Monsters, Bozo, Vovó Mafalda, Papai Papudo, camisetas Sulfabril, He-Man, Playmobil, Acordes Verdes, o Comendador Themístocles, Dengue e Praga pegando lances de Xuxa, relógio Champion que trocava pulseira, Atari com River Raid, Playboy de Magda Cotrofe, LuPuLimPimClaPlaToPo (rsrsrs lembra?!), Naldinho fazendo gol de cabeça e o locutor da rádio Sociedade se acabando, Bar Fino Real, sessão Aventura com Primo Cruzado e Super Vicky, o Palácio do Ciclista, a Banca de João Bonança, comer chocolate Surpresa, trio Carbasa, tomar ki suco de uva, andar de leve pra pegar as cigarras que cantavam coladas nas árvores, os trapalhões domingo de tarde, Carmelito mandando em Cruz e poucas gavetas no cemitério municipal. Naquele tempo o Del Rey era um carro de rico, a Cor do Som tocava na Itapuã FM, a estrada da Escola de Agronomia não era asfaltada, tinha a Super Máquina (ô saudade), todo mundo cantava “caldo Maggi, o caldo nobre da galinha azul”, tinha autorama, ferrorama, carro de controle remoto, bicicleta BMX, Caloicross (nunca tive nenhum desses, mas sempre quis), tinha Armando Oliveira, tinha Flávio Cavalcante (lembra: “nossos comerciais, por favor,”), tinha pirulito Dip-Lic, “queimado” Soft, pirulito Zorro, caramelo de coca-cola, bala de maçã verde – Lilith, tinha um chiquetezinhos coloridos, bem miudinhos (tu lembra disso?!) vinham num saquinho plástico com um menino desenhado, a boca enorme e transparente por onde se viam os tais mini-chicletes, só dava onda se mascássemos muitos de uma vez – mainha retava), tinha parangolé, garrafão, corre-rua, escondêdê, tinha Raul Seixas, tinha o Cruz das Almas Clube descoberto… Você não pode ter se esquecido disso. Sei que também tinha muita coisa ruim nos anos oitenta, mas dessas eu me esqueci completamente (esquecer não é a solução ideal, não faz a tristeza passar completamente, mas ameniza um pouco a dor). Acredito ser este o recurso: o que é ruim a gente esconde, o que é bom a gente fatura, diria Rubens Ricupero. Seu blog ta massa, parabéns. Gostei muito do “Papel Pautado” também… a arte de escrever deve ser um dom da família. Prossigam na fé: Amém, gente ?!
    Para provar a você (a vocês) que não sou um nostálgico irreparável, mando o link a seguir, assistam e observem que no século 21 também tem coisa boa pra gente faturar.

  7. Porra, Playboy de Magda Cotrofe é f***… E ainda diz que velho é ACM.

  8. rsrsrsrsrsrs… sei que você viu…

  9. Ô!

  10. Gostei desse cara

  11. De quem? De Jiquiriça? rsrsrsrsrsrsrsrsrs… Pronto, é hoje…

  12. Acho que rolou um sentimento… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  13. Vixe, Nossa Senhora!!!!!!!!!! O Armazém de Luzes é também o mais novo point de encontro da galera jovem da Bahia festiva!!!!!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  14. E olhe que eu nem mandei minha foto…

  15. Olhe, com relação aos seus escritos, Madame Capitulina pôde tirar boas conclusões a seu respeito (e assino embaixo) mas, em se tratando desse lance de foto, acho que o elemento surpresa pode ser uma ótima estratégia.

  16. ahahahahahahahaha
    Vocês são tão infantis ¬¬

  17. hahahahahahaa… cara, acho que você já está sobrando aqui: Apague as luzes, feche a porta do armazém e nos deixe a sós, por favor…

  18. No fundo do armazém tem uma porta que dá pra um corredor. Ao final desse corredor tem uma cozinha, pro caso de vocês sentirem fome, mais tarde… Tem vinho na geladeira, presunto e queijo. No armário tem pão. Boa sorte, viu, e não façam nada que eu não faria. Tem um DVD de Cídia e Dan, também. Tá logo no topo da pilha, ao lado da TV de plasma de 50 polegadas.

  19. Sinto muito rapazes, mas acho que não faço o tipo do Sr. Bairro. Meus olhos de ressaca não estão para vinho e Bentinho já está vindo…

  20. DVD de Cídia e Dan ?!?!?!?!?!? hahahaahaha
    Peraí bicho… tu tá me estranhando é ?!?!?
    (Capitu, já que você tocou no assunto: Bentinho deve estar acostumado a situações desse tipo, ou será que ele se esqueceu do caso Escobar?! E olhe que os dois eram bem amigos, enquanto eu nem conheço o Bentinho…)

  21. Meu caro Sr Bairro, machadiana como sou, acredito na fidelidade de Capitu. Por isso, “por quem me tomas?”
    Retiro o meu elogio.

  22. Ah! Não me diga que as semelhanças do filho de Capitu com o amigo Escobar eram só delírios de Bentinho… Não me diga.

  23. Mas não vamos brigar por isso… Só se Machado de Assis voltasse aqui e nos contasse a verdade: essa polêmica já durou muito tempo, não vale a pena brigar. Além de tudo, nosso amigo em comum vai muito mal no papel de cupido !!

  24. Ahahaha Ainda enviarei uma carta à Editora Ática. Xá ela, xá ela…

  25. Ôpa! Legal? Só passei pra pegar um troço… Fiquem à vontade… (Madame, o lance do vinho foi mal… eu ai botar refri… rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs)

  26. Besta.

  27. tá, de novo…

  28. ÔÔÔ “desmancha prazer”… aproveitando que tu chegou, descobri que Patrícia Fofolete nunca existiu, nunca !! Tratou-se de uma alucinação coletiva ou coisa que o valha. Você não pegou na mão “Dela”, pegou na mão de qualquer um, menos na mão “Dela”, pois “Ela” não existe. Imagino que devas ter sonhado: Um sonho tipo aquele no qual imaginamos ver mãos do lado da nossa cama, ou tênis desempenhando funções diferentes das funções originais. Tenho ressalvas, também, sobre a existência de Tia Arilma, mas Fofão me garantiu que ela era real.

  29. E então, Capitu ?! Mandaste a carta ? Obteve resposta ?!? Lembra de me avisar, estou curioso também.

  30. Rapaz, Patricia Fofolete existiu… Ela era um xuxu… Podem continuar…

  31. “xuxu beleza”, “uma brasa, mora ?!”, “é batata !” … Quem é que está aí ?! Erasmo Carlos ?!?!?

  32. Paty, onde estás, minha berinjela? Minha abóbora? Minha acelga? Minha horta de beleza cultivada com o mais puro amor 10-10-10?

  33. Dica de uma amigo: Traduz prá galera o sentido de “amor 10-10-10” esse lance de pesagem de adubo só tu, Tales, Anquises, Prosa Ruim e Três Maças vão entender. A próposito: Anquises tá aí ?!

  34. Ah… Três maçãs… Diliça… diliça…

  35. Olá, vasculhando a Net, acabei lendo o post falando sobre os programas dos anos 80.
    E como vc perguntou sobre a Patrícia Fofolete, sei por onde andas, realmente esta casada em com duas filhinhas.
    Visita o perfil dela no Orkut. Procura por Paty Fofolete que tu acha. valeu?!

  36. Puxa, valeu mesmo!!!!!!!!!!! Brigadão!!!!!!!!!!!!! Vc salvou minha vida!!!!!!!!!!!!!

  37. Deus do céu… coitada das R*** vixe … rsrsrsrsrsrsr
    ve é especial viu

  38. Oiiiiiiiiii

    Não sei o seu nome, mas pode crer que estou super lisonjeada de saber o quanto você curtia o meu trabalho.
    O programa Clube do Mickey era de fato feito com muito amor, lá eu pude brincar, trabalhar, aprender, crescer… e hoje ser o que eu sou, uma pessoa disciplinada e muito responsável. Me formei em Publicidade e hoje atuo como Coordenadora de Marketing. Sou casadíssima.Tenho 02 filhotas Manu com 11 anos e Milla de 01 aninho. Duas princesas!! ah!! e eu não tô tão velha assim não viu, tô com 33 anos.hahahhahah!!
    Bom, vou ficando por aqui e deixando registrado como fiquei feliz e emocionada em saber que eu tenho um Fã que ainda se lembra dos lindos momentos do Clube do Mickey…
    …seja sócio desse clube como todos nós, ele é meu, ele é seu, é o Mickey Mouse…

    Muitos Beijos

    Paty Fofolete(Um bocadão de gente ainda me chama assim)

  39. Paty, muito obrigada por esse post. Muito obrigada, mesmo. Você não tem idéia de como preso minha infância e você foi um dos grandes ícones (no melhor sentido da palavra) que me ajudaram de um modo que jamais terei como agradecer. Você fez e faz parte de minha vida (assim como da de muitas outras “crianças”… kkkkkk) e sempre fará. Deus te ilumine e dê muita paz e alegria a você e toda a sua família – que ela seja brilhante como você, sempre.

    Abração de seu fã nº 1!!!

  40. Foi massa a Paty se manifestar. Tá raso, Caju.
    Paty, será que você saberia dar conta do paradeiro da Tia Arilma (aquela do programa “parquinho”…)?!, me ligava naquela danada, tal qual Édipo se ligava em Jocasta.
    Caju, boa sorte com o livro!!! Estou torcendo vivamente por você, quase com tanta empolgação como torço pro nosso Bahêêêa. Haja skol gelada se aprovarem o texto…
    Jackson do Pandeiro e Armando Oliveira morreram, fiquei sem ninguém prá admirar desde então. Você precisa assumir o posto de ídolo literaro-musico-artístico e humorístico que está vago na minha agenda Tilibra.
    Abraços a Lívia After Death, Capitu, Rosa, R>>> e Paty Fofolete.
    Nunca esqueça Caju: TÁ RASO!!

  41. Bicho, deu até vontade de cantar!!! “Créu! Créu! Créu!…”

  42. Toda vez que leio “…seja sócio desse clube como todos nós, ele é meu, ele é seu, é o Mickey Mouse…” dá vontade de chorar…

  43. Chora. Pode chorar, porra. A gente já está bem crescido, já deve ter idade prá deixar de ter vergonha dessas coisas. Dessas coisas de rasgar a carne e mostrar o que se tem por dentro.
    No seu último post, que fala da segunda-feira (ô vício da disgrama…) você conclui dizendo: “Jesus abençoe a todos e vos cubram de bençãos”, calculo que estejas a virar crente. Em outro ponto você fala de paparazzos e fama, calculo que estejas a frescar. Só não vou admitir, em nome da nossa amizade, que se torne torcedor do Vitória, AÍ VAI TER…

  44. E esse emoticonzinho gay, amarelinho? Acho que ele estava em Sampa no domingo passado…

    Rapá, rapá…

  45. Porra… saiu sem querer, quando fechei os parênteses e depois coloquei um ponto, apareceu o amarelinho. Você configura homossexualmente seu mural de comentários e coloca a gente em esparro…
    Por essas e outras que estou com menos amigos.
    Falando nisso: como foi a parada, tinha muita gente?! uiiiiii escââââândaloooooo!!!


Deixe um comentário

